sábado, 6 de junho de 2009

É possível adquirir cultura e absorver conhecimento sem a leitura de livros?

O marco que separou a História da Pré-História foi a invenção da escrita. Antes disso, a cultura e os conhecimentos eram passados através da fala. Esse pequeno argumento já mata a questão central do texto? Isso prova que é, sim, possível adquirir cultura e conhecimento sem a leitura de livros? De modo algum.

Todos devem conhecer uma brincadeira infantil chamada "Telefone Sem Fio". As crianças passam uma informação aos ouvidos umas das outras, e, no fim, a mensagem acaba completamente diferente da original. Sem a escrita e a leitura, estaríamos todos com mais informações distorcidas do que já temos. Dessa forma, o livro foi (e é) uma das mais grandiosas invenções da humanidade. O conhecimento era difundido através dele, o que trazia a evolução da sociedade.

Hoje não é mais assim? A maioria das pessoas diz não gostar de ler. A verdade é que não existe "gostar" ou "não gostar" de ler. A pessoa gosta ou não do que está escrito, e não do ato de ler em si. A leitura é apenas o meio de transporte. E esse é o motivo de a leitura não ser mais tão popular: as pessas acabam absorvendo informações por outros meios de transporte, menos trabalhosos, mas menos eficazes.

Seria essa outra prova de que é possível adquirir cultura e conhecimento sem ler? Novamente, não. A maioria da população assiste TV. Na TV, a informação não tem como não ser controlada ou com o intuito de conduzir o espectador. Há muita manipulação, e o conceito de manipulação é fazer com que o povo pense apenas o que o manipulador quer. Os ditadores não queimavam livros?
A maioria da população também usa a internet como meio de transporte até a informação. Ótimo, mas é uma pena que não existe o bom-senso de filtrar as informações digitais, visto que muitas vezes são duvidosas. Resumindo, o livro ainda é a melhor maneira de aprender.

Enfim, é possível viver sem a leitura, os animais vivem. E o que as pessoas que dizem "não gostar de ler" querem é isso, viver como animais, na escuridão. Afinal, "a ignorância é uma bênção". Portanto, é possível adquirir certa cultura e parco conhecimento sem a leitura de livros. Mas não é suficiente. Dessa forma, a vida simplesmente não tem graça. Há mais em viver do que simplesmente estar vivo.

_____________________________________________________________

(Minha redação, será que ficou boa ou tá muito grande?)

7 comentários:

  1. Concordo plenamente contigo, Pinho.
    Sua redação ficou boa, pelo menos para mim.

    ResponderExcluir
  2. Ebaaa... vou copiar e entregar... ahuauhuhauhauauhauhahua
    zuera trutaaaaaaaaaa =)
    eu achei que boa ;)
    beijuss
    bru

    ResponderExcluir
  3. A redação ficou muito boa.
    Mais eu ainda acho que podemos viver sim sem
    a leitura, não como animais, mais sim como seres humanos!
    Beeijos
    Anna D.

    ResponderExcluir
  4. Realmete vc disse tudo....
    Concordo com tudo q vc falou e é a pura
    realidades..

    ResponderExcluir
  5. Ótima colocação.

    Tenho a mesma opinião.

    ResponderExcluir
  6. Verdade,mais é importante salientar o preço dos livro.Isso acaba dificultando a compra do mesmo.Principalmente pera classe q mais precisa da leitura.

    ResponderExcluir